Natal Solidário: Evento reúne 2 mil crianças em tarde de esporte e diversão no DF

O espírito natalino iluminou o Distrito Federal na tarde desta quarta-feira (10), quando cerca de 2 mil crianças do DF e Entorno viveram uma experiência inesquecível na Arena BRB Mané Garrincha. A iniciativa, parte da campanha Nosso Natal 2025, ofereceu uma programação repleta de atividades esportivas, culturais e recreativas, além da tradicional presença do Papai Noel.

Promovida pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais do GDF, em parceria com diversas instituições sociais, a ação foi criada para proporcionar momentos de alegria e acolhimento a crianças em situação de vulnerabilidade. Entre as atividades, houve circuito esportivo, apresentações musicais, brincadeiras, distribuição de medalhas, kits, lanche e shows das bandas Nossa Cor e Menos é Mais.

Idealizadora do projeto ao lado de parceiros, incluindo Cíntia Ramos — mãe do jogador brasiliense Endrick —, a primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, destacou o impacto da iniciativa. “O que realmente importa é finalizar o ano levando esperança e felicidade para essas crianças. Mostrar que, apesar das dificuldades, é possível sonhar e realizar”, afirmou.

Emocionada, Cíntia Ramos relembrou sua relação com o estádio, onde trabalhou quando estava grávida do atleta. “Ver meu filho proporcionar esse momento para tantas crianças é muito gratificante. Juntos podemos transformar vidas”, disse.

Para as crianças, o dia foi de encantamento. João Vinicius Marques, de 10 anos, morador de Ceilândia, não escondeu a emoção ao pisar no gramado: “Conhecer o estádio e jogar aqui é um sonho realizado”. Já Erick Rafael Almeida, também de 10 anos, morador de Samambaia, resumiu o sentimento coletivo: “Estou muito feliz e grato. Foi um dia muito especial”.

Projetos sociais

O Nosso Natal é uma das campanhas do GDF, sob gestão da Chefia-Executiva de Políticas Sociais, que integra o calendário oficial do Distrito Federal. A partir do Decreto nº 46.115, de 12 de agosto de 2024, ficou instituído que, no período entre novembro e dezembro, o projeto promoveria ações natalinas para fomentar saúde, educação, bem-estar, desenvolvimento social, cultura, trabalho, lazer e esporte a pessoas em situação de vulnerabilidade social do DF. Além da iniciativa, a norma instituiu ainda as campanhas Agasalho Solidário, Vem Brincar Comigo e Solidariedade Salva.

“Para mim, o que importa é isso. Finalizar o ano deixando essa pitada mesmo de esperança e felicidade na vida dessas crianças, mostrando para elas que as lutas e as dificuldades fazem parte da vida, mas o que marca mesmo a nossa caminhada são as pequenas realizações, e que é possível sonhar e realizar os nossos sonhos”

Primeira-dama Mayara Noronha Rocha

Este ano, além das ações sociais e distribuição de presentes, o Nosso Natal, mais uma vez, conta com uma estrutura na Esplanada dos Ministérios, com visitação gratuita. O espaço é composto por 64.590 m², onde estão montadas a árvore principal — ponto central da vila cenográfica —, a Vila dos Doces, com nove casinhas de 11 m², a Vila dos Elfos, formada por oito casinhas de 11 m², a praça de alimentação, a área do teatro infantil e das oficinas criativas, a pista de gelo, a roda-gigante, o carrossel, a Casa do Papai Noel e palco principal, de 50 metros de largura e 800 m², que receberá apresentações de artistas locais e atrações especiais.

O funcionamento ocorre diariamente das 17h às 23h, com pausa nos dias 24 e 31 deste mês. Todo o circuito conta com intérpretes de Libras, cabine adaptada na roda-gigante, monitores treinados e circulação adequada para pessoas com deficiência. Protocolos de segurança incluem pausas obrigatórias em caso de chuva, garantindo a integridade dos visitantes e da operação.

Outra iniciativa da campanha é a ceia natalina nos restaurantes comunitários do DF, que ocorre em 17 de dezembro. No dia, ao preço de R$ 1, a população poderá apreciar receitas típicas da festividade, atrações musicais e distribuição de brinquedos