Em combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, Estácio Brasília realiza atividades junto ao Conselho Tutelar de Samambaia.

Em combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, Estácio Brasília realiza atividades junto ao Conselho Tutelar de Samambaia.

Os cursos da saúde, educação, comunicação e direito do Centro Universitário Estácio de Brasília irão promover, na próxima sexta-feira (19), ações no Conselho Tutelar de Samambaia em combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação será realizada entre  13h e 17h e pretende atender a comunidade com as especificidades dos cursos.
“Essa ação tem o objetivo de conscientizar sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O Conselho Tutelar de Samambaia nos convidou e a gente se organizou com a disponibilidade dos cursos de pedagogia, fisioterapia enfermagem, direito e comunicação, para conscientizar as pessoas de como elas podem combater, identificar e a quem pedem recorrer em casos de abuso sexual. Por isso, haverá uma assistência jurídica e, também, assistência no tratamento à saúde para as famílias e crianças que  serão atendidas no local pelos nossos cursos.” Explica Murilo Bataglia, Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Internacionalização da Estácio Brasília.
O dia 18 de maio, marca a data Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituída em 2000, pelo projeto de lei 9970/00. A data se deu ao fato ocorrido em 1973, quando uma menina de 8 anos foi sequestrada, estuprada e morta  em Vitória, no Espírito Santo. Apenas 6 dias após o desaparecimento, o corpo foi encontrado desfigurado e com marcas de violência sexual atrás de um hospital infantil.
Em 2020, houve a iniciativa do Maio Laranja, uma campanha de conscientização para dar maior atenção e visibilidade a temática contra a violência sexual infantil, que ocorre através do abuso, praticado por uma pessoa, seja homem ou mulher, que usa a criança ou adolescente em qualquer prática sexual. Já na exploração, também uma violência sexual, a vítima,  além do abuso, é usada para fins lucrativos.

Confira a programação de cada curso:
Direito: atendimento e orientações jurídicas quanto ao tema e distribuição de cartilhas elaborada pelo Núcleo de Prática Jurídica sobre Prevenção da violência sexual contra crianças.
Enfermagem: atendimento de saúde às famílias e dinâmica recreativa.
Fisioterapia: atendimentos com ventosaterapia, auriculoterapia, alongamentos e liberação miofascial.
Pedagogia: atividade recreativa com crianças.
Comunicação (Jornalismo e Publicidade): fotografias, filmagens, cobertura do evento.

 

SERVIÇO
Conselho Tutelar de Samambaia Norte
LOCAL: QS 409, Área Especial Número 02
QUANDO: 19/05 (sexta-feira) | 13h – 17h.
Para mais informações:
Telefone: (61) 2244 – 1534

CATEGORIES

COMMENTS