Dia do Profissional de Marketing: importância no mercado e dicas de como tirar uma ideia do papel.

Dia do Profissional de Marketing: importância no mercado e dicas de como tirar uma ideia do papel.

No dia 8 de maio, comemora-se o dia do profissional que vê todos os desafios como oportunidades, sem tirar o olho do mercado fica atento às novidades e soluções para todo tipo de negócio. Responsáveis em criar e trocar ideias, desenvolvem estratégias que movimentam e melhoram a competição dos projetos, lançamentos ou fortalecimento dos negócios.

Foi-se o tempo em que o marketing era considerado essencial somente para as grandes empresas. Com os constantes avanços da tecnologia, as ações para alcançar, impactar e convencer o público a querer conhecer o seu produto se tornou muito mais fácil, atrativo e acessível. Hoje com as redes sociais, plataformas de vendas online e de interação, proporciona ao pequeno e médio empreendedor, melhores oportunidades de vendas.

As ações voltadas ao marketing têm alcance ampliado formando marketing mix: produto, preço, praça e promoção, onde se trabalhados de forma correta, compõem a estratégia de marketing perfeita.  Com a popularização da internet, o varejo precisou alterar as ações de marketing por dois motivos principais: acompanhar a velocidade do mercado e atender às expectativas e necessidades de um consumidor reinventado.

Mas, assim como todos os outros nichos da sociedade, essa percepção mudou devido a pandemia. A ideia segue até hoje, com um adicional importantíssimo: a tecnologia. Prova disso é que, dos mais de 8.200 profissionais de marketing entrevistados pela Salesforce entre maio e junho deste ano em 37 países (incluindo o Brasil), mais de 80% afirmou que a pandemia mudou a maneira de as marcas alcançarem o público e impactou suas estratégias de engajamento digital. Os dados fazem parte do relatório Global State of Marketing, que foi publicado pela empresa em novembro de 2021.

Diante disto, e com toda a transformação digital que não parou um só dia, fez com que novas soluções fossem criadas para poder conhecer e convencer o novo perfil consumista da sociedade, e aí que entram as tendências de apostas do marketing de varejo para 2022,  onde alguns pontos cruciais necessitam de atenção quando a marca quer aproveitar o boom digital para crescer.

As tendências passeiam tanto pelo que as grandes empresas estão apostando, quanto pelas ferramentas e ações que pequenos e médios empresários podem promover. Contudo, o mais importante é que o profissional de marketing ajude  a despertar uma sensibilidade na maneira de pensar, para poder traçar estratégias e ideias inovadoras para os negócios.

Marketing é a arte de explorar, criar e, principalmente, entregar valor!

Um consultor de Marketing é importante para diagnosticar os erros e os acertos de um projeto. Resgatando a essência, traçando as metas e desenvolvendo ações personalizadas para cada negócio.

Este trabalho pode vir a ser executado em um novo investimento, ou quando seu empreendimento já não vem surtindo o efeito esperado, com esforços esgotados e ações desalinhadas.

Atuando também em várias outras vertentes, como por exemplo quando você tem uma ideia, mas não sabe o que fazer com ela, ou até mesmo quando não tem ideia nenhuma do que fazer, mas está disposto a botar a mão na massa.

Esse profissional soma na transformação de um  projeto em uma realidade, tirar um sonho do papel, ajudando a arquitetar, executar e controlar todas as atividades para se alcançar o sucesso.

Para alinhar e transformar em realidade, é importante saber: como tirar uma IDEIA do papel e transformar em ação?

* Pense na sua IDEIA

* Tenha uma META

* Organize uma ROTINA

* Dê um PASSO DE CADA VEZ

* Mensure as AÇÕES já feitas

Rabisque… crie… use “post it” colorido… o importante é desenvolver, planejar e realizar!

Juntamente com um profissional de Marketing, saberão identificar o que o mercado traz de inovação, se antecipam e planejam, buscando as melhores estratégias para se posicionar e ter resultados assertivos.

Por: Amanda Mendonça Oseki, professora de Marketing da Estácio Brasília e consultora de Marketing @consultora.mkt.amandaoseki

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