Detran-DF intensifica fiscalização no DF durante operação Boas Festas e autua 61 motoristas por embriaguez
Entre os dias 12 e 14, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), com o suporte da Polícia Militar, intensificou a fiscalização viária por meio da Operação Boas Festas em Ceilândia, Itapoã, Paranoá, Santa Maria e Taguatinga.
Durante as abordagens, os agentes aplicaram 992 testes de alcoolemia. Ao todo, 61 motoristas foram autuados por dirigir sob efeito de álcool e dois deles acabaram conduzidos à delegacia após apresentarem índice alcoólico caracterizado como crime de trânsito. A operação também resultou na autuação de dez condutores sem habilitação, 13 por uso de escapamento irregular, 12 por estarem com a Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de 30 dias e 98 por outras infrações, somando 194 registros.
No domingo (14), uma ocorrência chamou a atenção durante uma blitz em Ceilândia, nas proximidades da QNM 08/10. Um motorista com claros sinais de embriaguez tentou fugir da fiscalização e ameaçou os agentes, chegando a levar a mão à cintura, insinuando estar armado. Diante da resistência e da ameaça, foi necessário o uso de dispositivo de condução elétrica para conter o condutor. Mesmo assim, ele ainda tentou escapar a pé em direção a um bar próximo, mas foi alcançado e detido.
O motorista foi levado à 15ª Delegacia de Polícia e submetido a exame no Instituto Médico Legal (IML), que confirmou índice alcoólico compatível com crime de trânsito.
A Operação Boas Festas tem como foco aumentar a segurança viária durante o período de confraternizações de fim de ano. As ações seguem até o dia 4 de janeiro e serão realizadas em todas as regiões administrativas do Distrito Federal.
