Dia das Mães: mercado tem expectativa de grande retorno, saiba mais sobre as tendências
O Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais importantes do primeiro semestre do calendário do varejo brasileiro, e, pelo segundo ano consecutivo ela será celebrada em meio a pandemia. Em muitos estados, a expectativa de aquecer o mercado é alta, visto que as restrições de circulação e funcionamento estão mais flexíveis. Contudo, muitas pessoas ainda estão bastante receosas de sair de casa e frequentar locais de constante circulação, como shoppings centers e restaurantes. Logo, a alternativa é por um ano investir nas compras online, que segundo uma pesquisa realizada pela The Insiders, agência de marketing boca a boca, aponta que das mais das 9.300 pessoas entrevistadas, 88% pretendem fazer suas compras no meio digital.
Entre uma alternativa e outra, observar as tendências do mercado é uma boa alternativa para quem deseja ser criativo no presente ou está querendo vender, seja no e-commerce, fisicamente, ou até mesmo para quem desejar proporcionar experiências no próprio Dia das Mães, como os restaurantes.
Confira agora quatro dicas de tendência de mercado que valem tanto para o consumidor, quanto para os empresários.
Acompanhe os influencers digitais
Essa tendência já era uma aposta de muitos nichos do varejo, contudo, após a pandemia, o investimentos em campanhas de marketing com influenciadores digitais, cresceu absurdamente, visto que o alcance que eles podem ter ultrapassam as barreiras de estado por exemplo, algo que, em campanhas físicas e regionais, não eram possíveis. Logo, dedicada para as compras online, as publicações tendem a mexer com as ideias e vontades do consumidor, uma vez que os consumidores valorizam cada vez mais opiniões reais, sinceras e espontâneas, logo, a dos influencers.
“Adotar o marketing de influência nas estratégias e escolher os influenciadores ideais que conversam com a temática dos produtos, podem trazer mais resultados para a marca, pois, o público tende a experimentar o que viu, devido as fotos e vídeos vistas nas redes sociais, o que despertou um gatilho de querer ter ou presentear alguém com aquele produto”, explica, Amanda Oseki, especialista em marketing da Estácio Brasília.
Vai sair para as compras? A ideia é ser criativo!
Ainda linkando com a produção de conteúdo dos influencers, muitas inspirações podem vir por eles para você poder surpreender no presente para sua mãe. Hoje, o mercado está altamente atento ao que está em alta na internet e em outros países, e, com a expectativa de vender fisicamente para poder se manter, ofertas e experiências presenciais são estratégias que podem ser adotadas.
“A criatividade é um segredo fundamental para o pequeno empreendedor. Sempre que se aplica a um produto ou serviço algo criativo, a chance de sucesso é garantida. Uma boa ideia, tendo um bom planejamento e logística, pode dar frutos não só para o Dia das Mães, mas também no resto do ano. Então, apostar em uma boa vitrine online, anúncios de redes sociais e influenciadores digitais, tendem a chamar bastante atenção do consumidor e conversão em vendas”, explica a especialista.
Delivery mais uma vez marca presença
Por mais um ano, os restaurantes têm o desafio de se reinventarem para o Dia das Mães, uma das datas que no setor gastronômico é a mais esperada, devido ao contexto afetivo de almoço/jantar com a mãe.
Muitas cidades como Brasília estão com medidas mais flexíveis com o horário de funcionamento, contudo, mesmo assim, a importância de evitar aglomerações e sair de casa ainda é alta, logo, se desdobrar entre oferecer uma experiência gastronômica segura em seu espaço físico, e, respectivamente na casa de seu cliente a partir do delivery, é um grande desafio.
Uma das apostas são os menus exclusivos para serem degustados no restaurante e, outro entregues via delivery, além de outros nichos como a montagem de cestas de café da manhã, chá da tarde, além de vouchers especiais para serem usados quando acabar a pandemia.
“Comprar uma experiência é comprovado que gera novas emoções. Para quem vive algumas experiências como tomar um bom vinho, sentir o cheiro de um bolo ou comer um prato de um restaurante que não conhece, ao contrário dos produtos, ficam em nossa memória e são lembradas sempre que compartilhadas, e essa é uma das alternativas que os restaurantes estão oferecendo, algo diferenciado, especial e único para esta data, que são pratos exclusivos, cestas diferenciadas, entre outros tanto no físico quanto no delivery”, explica, Amanda Oseki.
Itens para casa
Por fim, uma tendência bastante peculiar e que notoriamente chamou atenção nesta pandemia foram as análises do grande volume de aquisição de produtos para casa, seja para reformar, construir, decorar e compor os ambientes.
“Esse movimento é devido ao maior tempo que as pessoas estão ficando em suas casas, e, decidiram agregar mais conforto a elas. Diante disto, e, pelo perfil de mães, muitas delas se atraem bastante por ítens para casa, logo, essa pode ser uma aposta dos filhos e também do mercado, campanhas atrativas e ideias criativas nas redes sociais, e-commerce e ativações físicas”, explica a especialista da Estácio Brasília.