A TECNOLOGIA COMO CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO
É possível notar que as últimas décadas foram fases de grande crescimento na produção de conhecimento, com inúmeras transformações políticas e econômicas nas sociedades do mundo, devido ao aparecimento de diversas inovações tecnológicas que possibilitaram a universalização da informação, permitindo alcançar, quase que instantaneamente, o que se passa em qualquer ponto da superfície do planeta.
Nessa atual civilização tem em sua raiz estilos de família; maneiras diferentes de amar e viver, conflitos políticos e uma nova economia, por conta disso, é necessário dar ênfase ao potencial do acesso ao conhecimento, do desenvolvimento humano e da emancipação social.
É necessário trabalhar aspectos que existam como novidade, incerteza, novidade e complexidade gerada por mudanças, visto que a sociedade da informação vem determinando padrões de comportamento das futuras gerações.
Educar é reavaliar o papel de se autoconhecer no processo de aprendizagem. Por isso, a educação acaba sendo a busca pelo autodescobrimento levando o educando e educador a conversarem e compreenderem-se através de métodos, conceitos e inserção de disciplinas que possibilitem a vivência e a imaginação.
A cidadania em um contexto educacional
A palavra cidadania ganhou visibilidade dentro de instituições escolares. Associada à educação, ela garante a disseminação de instrumentos básicos para o desenvolvimento da consciência, e pensamento políticos e sociais. A partir dessa relação, surge então a necessidade de ses definir um novo conceito de cidadania que haja um objetivo e significado dentro do processo educativo.
A educação para a cidadania aparece como um componente obrigatório do mesmo que libera espaço para reflexão sobre as experiências vividas, temas, problemas que são relevantes da comunidade e etc.
Atualmente quando a expressão “tecnologia na educação” é usada, raramente se pensa em giz, quadro, livros, revistas, currículos, programas (entidades abstratas) e muito menos na fala. Na verdade, foi a mentalidade humana, em todos os periodos de tempo, que deu origem às mais diferentes tecnologias. O impacto das novas tecnologias não acontece de forma instantânea, demora-se um tempo para os indivíduos incorporarem os avanços e aprenderem como utilizr essas tecnologias. Não é apenas adquirir máquinas e equipamento, vai além disso, é preciso saber usar para reproduzir novas condições de aprendizagem e estilo de vida.
Por isso, ser tecnológico é estar aberto ao aprendizado, com a busca em aumentar o aprendizado, por isso, não basta utilizar bem as tecnologias, é necessário recriar elas e a condução tecnológica de modo a entender sobre a sua ação sobre o processo que leva a ser educativo, pois se elas não estiverem ligadas a um projeto de ensino, a mesma tecnologia que leva ao progresso e as novas formas de organização social também pode ter um grande potencial para aumentar as distâncias existentes entre os mundos dos incluídos e dos excluídos.
Autor: Filipe Lúcio de Andrade Sá Pessoa