Quarentena: brincadeiras para divertir as crianças sem sair de casa
Durante a pandemia é essencial buscar alternativas para preencher a rotina da criançada; veja algumas alternativas
A incerteza de quando a quarentena vai terminar unida à ociosidade, tem feito com que algumas crianças comecem a apresentar sintomas de ansiedade. A pandemia de COVID-19 já é um desafio por si só para os adultos: preocupações com a saúde e economia têm ocupado boa parte do dia a dia. No entanto, também é preciso entender como lidar com as crianças na quarentena.
Com boa parte das escolas fechadas, os pequenos estão em casa com a família e também precisam enfrentar os desafios desse período de isolamento social. Enquanto alguns pais ainda precisam trabalhar fora e não têm com quem deixar os filhos, outros precisam conciliar a rotina de home office com as necessidades das crianças. Pensando nisso, o Galpão Kids, uma das principais casas de festas infantis de Brasília, preparou algumas dicas de brincadeiras para distrair os pimpolhos.
Hora de brincar
Ficando em casa, os dias parecem ser mais longos. Tornou-se frequente vermos pais dizendo que já fizeram todo tipo de brincadeira com os filhos e não sabe mais o que inventar. Nesse quesito, a criatividade é a principal aliada na hora de entreter a criançada. Vanessa Félix, mãe da Marina, de 8 anos, aconselha a ligar uma música bem animada todos os dias e fazer exercícios e dançar juntos. Essa pode ser uma ótima alternativa para começar o dia.
A dança afasta os sintomas de ansiedade e depressão, trazendo benefícios tanto para os pais, quantos para os filhos. “Também não pode faltar as brincadeiras em família, como baralho, jogos de tabuleiro, assistir filmes e desenhar”, afirma a cliente do Galpão Kids. “Aqui em casa não trabalhos home office, porém nossa filha tem aula todos os dias pela manhã e a tarde faz deveres da escola. É muito bom que as crianças continuem as leituras”, revela a dentista.
Mesmo morando em um ambiente com pouco espaço livre, como apartamentos e kitnets, ainda é possível fazer a alegria dos pequenos. A diversão pode ser feita em qualquer ambiente, o importante é todos em casa estarem com energia boa e “os filhos gostam muito desse tempinho com os pais onde podem brincar todos juntos, conversar com eles escutando-os de verdade, sem a correria do dia a dia”, completa Vanessa.
Uma boa alternativa para quando a imaginação se esgotar é ir toda a família para a cozinha. “Podemos cozinhar todos juntos, evitando, claro, que as crianças mexam com fogo. Elas podem quebrar ovos, colocar tudo no liquidificador, ler a receita. Assim, todos desfrutam de um tempo em família e ainda podem comer algo diferente”, sugere a mãe da Marina.
Para gastar energia
A parceira em recreação do Galpão Kids, Nayara Bittencourt do Trio Bagunça, alerta que o período da quarentena é o melhor momento para dar férias aos celulares e tablets, fazendo as crianças descobrirem novas atividades e passarem mais tempo em família. “Gaste tempo com as crianças, toque a internet por bons momentos juntos. Brinque com aqueles brinquedos mais antigos, pergunte tudo a elas que sempre quis saber e aproveite o espaço disponível em casa para realizar atividades”, orienta Nayara.
Para os pais que estão em home office, se torna um desafio fazer as crianças entenderem qual o momento de brincadeiras em família e o momento que os pais precisam de espaço e sossego para trabalhar. “A rotina do momento é complicada e totalmente nova para pais e crianças. Neste momento é preciso exercitar o diálogo, criando combinados com as crianças, delimitando muito bem a hora de brincar junto, a hora de brincar sozinho, a hora de fazer bagunça, a hora de organizar. As crianças são muito espertas, uma boa conversa é um ótimo caminho”, sugere a especialista.
Uma lição que essa quarentena ensinou a todos é que se passa muito pouco tempo com quem se ama. A rotina diária às vezes faz com que famílias percam um valioso tempo com as crianças. Independente de onde se mora, da casa ser pequena ou grande, “para elas, o tamanho do espaço é o que menos importa, dedique tempo aos filhos, isso fará a criança se sentir especial. Sentar no chão da sala e colorir o desenho da Elsa pode ser até mais prazeroso do que ganhar um vídeo game de última geração”, afirma Nayara.
Quando se trata de brincar dentro de casa, as possibilidades são infinitas. “Abra algum espaço no meio da sala e brinque daquelas brincadeiras que você fazia quando criança, mímica, amarelinha, morto vivo, deixe a imaginação fluir”, propõe a especialista parceira do Galpão Kids.
Para orçamento: (61) 98666-2501
Instagram: @galpaokids ( https://www.instagram.com/