O Sistema Mano Santana de Karate revolucionou a carreira do lutador Patrício Pitbull e se torna Campeão Mundial.
Entrevistador: Hoje temos o prazer de conversar com Mano Santana, o renomado treinador por trás do sucesso de Patrício Pitbull, o primeiro brasileiro a se tornar campeão duplo na organização americana de MMA, Bellator MMA. Mano, você poderia nos contar um pouco sobre o seu Sistema MS de Karatê e como ele ajudou Patrício Pitbull a alcançar esse feito histórico?
Mano Santana: Claro, é um prazer estar aqui. O Sistema MS de Karatê é um método de treinamento que desenvolvi ao longo dos anos, focado em aprimorar a técnica, tempo de reação, tempo de ataque e defesa e, principalmente, controle de distância e agilidade dos lutadores. Ele combina elementos técnicos do karatê com uma didática e metodologia originais para dar aos lutadores uma visão técnica e estratégica mais moderna do MMA, criando um programa único e eficaz. Quando comecei a trabalhar com Patrício e sua equipe, os Pitbull Brothers, implementamos esse sistema para melhorar suas habilidades de maneira que, sua nova forma de lutar, daria ao seu corpo um descanso em relação ao número de contusões sofridas por ele ao longo da carreira dentro do octógono. Todo esse sistema de ensino chamado “Sistema MS de Karate” faz parte na verdade de um novo e audacioso projeto que estou criando na será chamado CRS que significa “Combat Revolution Sistem”. Nesse sistema de combate estarão presentes métodos de treinamentos, didáticas de ensino e uma visão estratégica inovadora no cenário internacional voltado ao mma.
Entrevistador: E qual foi o impacto imediato do novo método de treinamento chamado de Sistema MS de Karatê na performance de Patrício Pitbull?
Mano Santana: O impacto foi notável desde o início. Patrício já era um lutador talentoso, mas com o Sistema MS de Karatê, ele conseguiu elevar seu jogo a um novo nível. Sua sequência de vitórias após a implementação do nosso sistema é uma prova disso. Ele praticamente varreu sua categoria de peso, mostrando uma evolução constante em cada luta. Posso também afirmar, segundo as palavras do próprio Patrício Pitbull, que ele “tem no momento um sistema de jogo indecifrável pelos seus oponentes”, essas foram as palavras dele após sua recente vitória.
Entrevistador: Foi após essa série de vitórias que Patrício decidiu que queria se tornar um campeão duplo, certo? Como foi esse processo?
Mano Santana: Sim, exatamente. Patrício percebeu que estava em um nível superior e começou a considerar a possibilidade de se tornar um campeão duplo, inspirado pelo feito do irlandês Conor McGregor do UFC. Além disso, havia uma motivação pessoal. Ele queria enfrentar o campeão dos pesos leves, o americano Michael Chandler, que havia nocauteado seu irmão, Patricky Pitbull, em 2016. Patrício estava determinado a vingar essa derrota e acreditava que o Sistema MS de Karatê poderia lhe dar a vantagem necessária para vencer um desafio dessa magnitude.
Entrevistador: E como foi a preparação para essa luta tão importante contra Michael Chandler?
Mano Santana: A preparação foi intensa e meticulosamente planejada. Nosso camp de treinamento durou quatro meses, sendo dois meses no Brasil e os dois últimos meses em Phoenix, Arizona, nos Estados Unidos. Focamos em todos os aspectos do treinamento, desde a parte física até a mental, utilizando o Sistema MS de Karatê como base para fortalecer suas habilidades. Patrício estava totalmente comprometido e absorveu tudo o que ensinamos. Mediante a pujança física do oponente e estratégia agressiva que o americano costumava a ter em suas lutas, o sistema MS foi requisitado como nunca havia sido antes, tendo em vista que uma das principais armas estratégicas do Patrício Pitbullseria o controle de distância e tempo de ataque, uma vez que Patrício era menor e menos forte.
Entrevistador: E o resultado foi surpreendente, certo? Conte-nos como foi a luta.
Mano Santana: Foi incrível. Patrício não só venceu, mas nocauteou Michael Chandler em apenas um minuto de luta. Isso contrariou todas as expectativas, já que a mídia e as bolsas de apostas apontavam o americano como favorito. A luta aconteceu em 11 de maio de 2019, em Illinois, Chicago, e foi um momento histórico. Patrício não apenas vingou a derrota do irmão, mas também provou a sua superioridade enquanto lutador, bem como validou ainda mais a eficácia do Sistema MS de Karatê que já tinha lhe dado o segundo título mundial contando com esse. O golpe que o Patrício nocauteou o Michael Chandler foi treinado e ensaiado exaustivamente, até um dia antes da luta, gravamos um vídeo ensaiando a situação estratégica que deveria ser usada por ele no dia seguinte, dia da luta. Podemos falar que o americano não entendeu nada do que aconteceu com ele naquela noite, tudo isso, graças a visão estratégica contida no Sistema MS de Karate e, não menos importante, a contribuição dos outros treinadores das outras modalidades que estiveram presentes naquele camp de treinamento, mas sem sombra de dúvidas o Sistema MS de Karatedeu a ele a calma, paciência, percepção, tempo de reação e controle de distância necessários para fazer o que ele fez.
Entrevistador: Após essa vitória, Patrício Pitbull se tornou o primeiro campeão mundial duplo do Brasil e do Bellator MMA. Como você se sente em relação a isso e ao título de Treinador de Duplo Campeão Mundial de MMA que você recebeu?
Mano Santana: É uma honra imensa. Ver Patrício alcançar esse feito histórico e saber que meu sistema de treinamento teve um papel crucial em sua vitória é extremamente gratificante, mas mais uma vez faço questão de enfatizar que, mesmo com toda a influência desse sistema de treinamento, esse título também se estende a todos os treinadores que estiveram com ele naquele desafio, porém, o meu sistema foi mais solicitado porque a estratégia necessitava dos recursos técnicos contidos nesse programa de treinamento, da mesma forma que, em outras lutas, o meu sistema foi menos solicitado, o que deu a outro treinador o papel de protagonista. Receber o título de Treinador de Duplo Campeão Mundial de MMA é um reconhecimento ao trabalho duro e à dedicação de toda a equipe. Estou muito orgulhoso de Patrício e de tudo o que conquistamos juntos. Pena que o mma ainda está engatinhado quando o comparamos com as organizações desportivas olímpicas e profissionais mais antigas, na qual é normal conferir, as equipes e/ou aos treinadores principais, o título de campeão mundial oficialmente falando, juntamente com a conquista do título do seu atleta, então nesse caso, podemos considerar que sou um treinador duplo campeão haja vista o trabalho que fiz com o Patrício na reconquista do cinturão da sua categoria e ao conquistar recentemente o título de duplo campeão. Essa visão não é só minha, mas também do próprio Patrício Pitbull que me falou essas palavras assim que saiu do octógono, “Mano, se sinta e se considere um treinador duplo campeão mundial porque o lutador não conquista sozinho o título de campeão mundial, o treinador luta treinando-o todos os dias e o capacitando para lutar, e isso foi o que você fez”.
Entrevistador: Parabéns, Mano Santana, e obrigado por compartilhar conosco essa jornada incrível.
Mano Santana: Obrigado. Foi um prazer e espero voltar em breve com mais novidades.