Não é fake: GDF envia alertas via SMS para reforçar a atualização da carteira de vacinação
Secretaria de Saúde do DF implementa sistema de alertas de atualização vacinal após sucesso de projeto-piloto
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) está implementando um sistema de alertas de atualização vacinal de forma contínua, após o sucesso de um projeto-piloto realizado em julho deste ano. O objetivo do sistema é garantir que os moradores do DF estejam em dia com as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde (MS).
Projeto-piloto obteve resultados positivos
O projeto-piloto foi realizado em parceria com a Agência de Saúde do DF e envolveu a emissão de alertas de atualização vacinal para cerca de 10 mil pessoas. Os resultados foram considerados positivos, com uma adesão de cerca de 70% dos destinatários que atualizaram suas vacinas após receber os alertas. “O resultado foi muito satisfatório e mostra que a população está engajada em manter sua vacinação em dia”, afirmou o secretário de Saúde do DF, .
Sistema de alertas será expandido
Com o sucesso do projeto-piloto, a SES-DF decidiu expandir o sistema de alertas para toda a população do DF. A ideia é que os moradores recebam alertas periódicos sobre a necessidade de atualização de suas vacinas, de acordo com o calendário vacinal do MS. “Queremos garantir que todos os moradores do DF estejam protegidos contra doenças preveníveis por vacinação”, disse o secretário.
Alertas serão enviados por SMS e e-mail
Os alertas serão enviados por SMS e e-mail para os moradores que estão cadastrados no sistema de saúde do DF. Além disso, os usuários do sistema também poderão verificar suas vacinas em dia e agendar consultas para atualização vacinal através do site da SES-DF. A secretaria também está trabalhando para integrar o sistema de alertas com os aplicativos de saúde móveis mais populares, para que os usuários possam receber alertas personalizados em seus celulares.