Como criar um ambiente de trabalho saudável com o aumento das relações digitais
Com o aumento do trabalho híbrido, e das relações digitais em geral, a atenção à comunicação alcançou um outro nível. Quem nunca mandou ou recebeu um email que pareceu ríspido? Quem já ficou ansioso com um whatsapp de trabalho sem nenhuma saudação e uma lista de cobranças e tarefas em pleno domingo? Pois é, isso é uma realidade que está afetando a saúde mental dos profissionais e mexendo com o clima no local de trabalho.
Todos sabemos que a pandemia trouxe esse novo modelo de trabalho da noite para o dia e a adaptação foi forçada, sem chance de treinamentos ou testes. Pois é justamente aí que entra a importância da comunicação. O princípio básico da comunicação é a conexão com o outro, e se ele não for levado em consideração, com respeito e com empatia, o processo comunicativo não se efetiva. Infelizmente, temos visto isso acontecer com frequência. O aumento dos casos de burnout e de infelicidade no trabalho refletem essa situação.
Por isso, profissionais e empresas, especialmente os líderes, não devem medir esforços para promover um ambiente de trabalho em que a comunicação seja transparente, com diálogo aberto, escuta ativa e o emprego de regras de etiqueta digital. Chamo de etiqueta digital ações obrigatórias – já que o bom senso é relativo – nas trocas de mensagens, seja por email, videoconferencias ou mensagens instantâneas. São gestos simples e objetivos, mas muitas vezes esquecidos, e que fazem toda a diferença no dia a dia atribulado de trabalho. Por exemplo, sempre começar a comunicação com uma saudação, evitar debates muito longos e acalorados por mensagem, revisar o email antes de enviar atentando-se à linguagem utilizada e ao uso de exclamações e letras maiúsculas, priorizar a comunicação não violenta e evitar as mensagens de cobranças de tarefas nos finais de semana e/ou tarde da noite, que geram muita ansiedade.
Cada empresa e gestor deve encontrar a sua maneira de empregar uma comunicação mais fluida, mais aberta e mais empática no ambiente de trabalho. O importante é que essa atenção esteja presente no dia a dia, de forma a fazer parte da cultura organizacional da empresa. Sempre importante ressaltar que um colaborador feliz é mais produtivo, mais engajado, mais saudável e propagador dessa cultura do respeito. Desta forma, cria-se um ciclo de positividade que traz resultados para todos!
Por: Luciana Varga é jornalista e professora de Graduação e Pós-Graduação da Estácio.